



“Quando Edu Waghabi (teclados, filho do Magro, falecido arranjador do MPB-4) conheceu Moreno Leon (vocais) e sua coleção de letras e rascunhos musicais, sabia que precisava agir. Convidou seu amigo de infância João Faria (contrabaixo, filho de Cynara, do Quarteto em Cy, e de Ruy Faria, também ex-integrante do MPB-4) para, juntos, criarem o Fluctua, uma banda de MPB influenciada por diferentes prateleiras que vão da música brasileira ao soul americano.
​
Formada no final de 2019, no Rio de Janeiro, às vésperas da pandemia e do isolamento social, dedicam-se inicialmente a compor em colaboração virtual. Do trabalho surgem quatro singles e um EP, de produção completamente independente, lançados entre 2020 e 2021.
​
Fluctua se prepara para subir nos palcos em 2022, complementando seu trabalho autoral com releituras de outros artistas, num repertório elegante, balançado e finamente selecionado, reverenciando compositores consagrados como Gil, Djavan e Donato; resgatando joias menos ouvidas de Macalé, Di Melo e Hyldon; mas ainda antenados a nomes contemporâneos como Ludmilla, Agnes Nunes e Rincón Sapiência.”
